Blog

Beterraba: nua e crua

Nua e crua é como deve comer a beterraba: depois de bem lavada e descascada, a beterraba está pronta para fornecer vários nutrientes.

Os principais nutrientes da beterraba são o folato, o manganésio, o potássio, as fibras e pequenas quantidades de vitamina C, magnésio e ferro.

Além destes nutrientes, também encontrados noutros legumes, a beterraba tem uma particularidade e que a distingue: contém um grupo único de pigmentos azotados solúveis, responsáveis pela sua cor vermelha intensa, as betalaínas.

Na beterraba, e no que respeita às betalaínas, a mais abundante é a betacianina-betanina, denominada simplesmente por betanina e com excelentes concentrações entre os 300 a 600 mg/kg.

Pelo que os estudos evidenciam, as betalaínas são compostos fitoquímicos que revelam uma potente atividade antioxidante, classificando a beterraba como um dos 10 vegetais com maior poder de proteção contra os radicais livres e de combate ao stress oxidativo, mecanismo este identificado por promover a inflamação e a carcinogénese.

Depois de mais de quinze anos de investigação com o grupo das betalaínas, há estudos que apontam para os seus efeitos benéficos no cancro do pulmão.

Um estudo publicado no British Journal of Nutrition verificou que o sumo de beterraba pode baixar a pressão arterial, contribuindo para a prevenção e tratamento da hipertensão, um dos fatores de risco para o desenvolvimento de doenças cardiovasculares.

Escolha beterrabas frescas, jovens e pequenas, com um tamanho semelhante ao de uma bola de golfe, de pele firme e cor vermelha escura.

Experimente uma combinação de beterraba, cenoura, pepino e pimento. Todos estes legumes crus, ralados ou em fatias muito finas, temperados com azeite, sumo de limão e salsa picada. É deliciosa e é uma entrada famosa da gastronomia francesa. Mais simples do que isto, em sumo.

 

[fonte] Referencias: Stintzing FC, Carle R 2004. Functional  properties  of  anthocyanins  and betalains in plants, food, and in human nutrition. Trends in Food Science & Technology 15: 19–38.; Hobbs DA, Kaffa  N, George  TW, Methven L, Lovegrove JA. (2012) Blood pressure lowering effects of beetroot juice and novel beetroot enriched bread products in normotensive male subjects. Br J Nutr. 2012 Mar 14:1­9.; Zhang Q, Pan J, Wang Y, Lubet R, You M. Beetroot red (betanin) inhibits vinyl carbamate- and benzo(a)pyrene-induced lung tumorigenesis through apoptosis. Mol Carcinog. 2012 Mar 27.; Zielińska-Przyjemska M, Olejnik A, Kostrzewa A, Luczak M, Jagodziński PP, Baer-Dubowska W. The Beetroot Component Betanin Modulates ROS Production, DNA Damage and Apoptosis in Human Polymorphonuclear Neutrophils. Phytother Res. 2012 Jun;26(6):845-52.
Fonte de imagem:http://www.csid.ro/diet-sport/dieta-si-nutritie/galerie-foto-galerie-foto-alimente-scazute-in-calorii-12877834/p2 [/fonte]

Este texto foi publicado pela primeira vez no Stop Cancer Portugal em julho de 2012.

Picture of Margarida Vieira

Margarida Vieira

Licenciada em Ciências da Nutrição pela Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação da Universidade do Porto em 1991, especializou-se em Nutrição Clínica pelo Instituto Superior de Ciências da Saúde Egas Moniz e foi distinguida com o Prémio Danone em 2008.
Picture of Margarida Vieira

Margarida Vieira

Licenciada em Ciências da Nutrição pela Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação da Universidade do Porto em 1991, especializou-se em Nutrição Clínica pelo Instituto Superior de Ciências da Saúde Egas Moniz e foi distinguida com o Prémio Danone em 2008.